segunda-feira, 6 de outubro de 2014

As Obras Da Carne

Mensagem ministrada na IEAD Jardim Bandeirantes na terça 23/09/2014.

Texto: Gálatas 5:16-21
Introdução:
Para o apóstolo Paulo há um conflito, uma batalha, uma guerra travada entre duas forças opostas e que de forma alguma pode andar juntas a carne e o espirito (Gl.5:17, Rm. 7:19-23), o pensamento também estava na mente dos judeus, gregos e romanos, os judeus criam que existiam o "yetser hatoh e o yetser hara" a natureza boa e a má e cada uma delas direcionava o homem para posições opostas, os gregos e romanos alegavam que a força da natureza má era o corpo e que este devia ser desfeito. Ovidio disse na sua metamorfose 7.20 "vejo as cisas melhores, concordo com elas, mas sigo as piores", para outros pensadores o corpo era a "prisão da alma", os gnósticos foram além e pregavam que o corpo tinha que ser destruído não importa de que forma pois ele era mau e o espirito é o que realmente interessa pois ele é a parte boa do homem.

I- A carne
A palavra grega que o apostolo aos gentios usa para carne é "sarx" e não significa o corpo "soma" que pode ser bom, útil ao serviço cristão, santo e templo do Espirito Santo, a carne nunca será útil ela deve ser mortificada, aniquilada, pois, ela é a natureza pecaminosa da humanidade herdade do Éden, os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm.8:8), estes são inimigos de Deus (Rm 8:7), ela gera morte (Rm.8:6,13) as epístolas paulinas estão repletas de condenações a esta natureza carnal desenfreada em que mergulhou a humanidade, Wilian Barcley diz que a carne "fez do homem um ser que não consegue evitar o fascínio do pecado nem o poder do pecado".
II- As obras da carne
 1º-Porneia > Prostituição
Relações e relacionamentos sexuais ilícitos e imorais, podemos associar "porneia" ao verbo "pornumi" que significa veder, ou seja, porneia é o amor que pode ser comprado e vendido. O cristianismo primitivo encontrou um cenário repleto de prostituições a ponto de religião e sexualidade andarem lado a lado, nas cidades gregas da época era comum encontrar muitas prostitutas cultuais a sociedade romana foi infectada pelos helenistas, os esposos tinham as esposas como cuidadoras do lar e reprodutoras enquanto desfrutavam das suas concubinas e prostitutas regularmente.
Infelizmente o cenário do nosso tempo esta igual ou pior aos dias da igreja primitiva, a prostituiçao esta a distancia de um clik, andar na rua é uma dura prova pois as bancas de jornais e barracas de camelôs estão repletas de prostituição exposta, a televisão e as redes sociais aplaudem esta obra da carne. Guarde nos o Senhor.
2º- Akatharsia > Impureza
Falta de pureza nas intenções, fornicação, vidas impuras, desejos imundos. Esta palavra começou no âmbito físico, mudou-se para o cerimonial e culminou no moral, a impureza no âmbito físico tratava de alguma coisa suja, por exemplo uma casa suja que precisava ser limpa pela dona de casa, no cerimonial o livro de levíticos é o que mais expressa o que era ou não imundo na lei judaica, temos como exemplo os animais impuros (Lv.11), mas em todo o livro encontramos exemplos de coisas limpas e impuras, quando a palavra alcançou o âmbito moral e é neste aspecto que o apostolo utiliza-a para definir uma das obras carne ela vem para demostrar a impureza de caráter, de alma, de ações para com Deus e a sociedade. A alma impura consegue transformar tudo que é santo em profano. Deus não nos chamou para a imundície (I Ts 4.7), Deus entregou os imundos a sua natureza pecaminosa (Rm. 1.24), perderam o entendimento e se entregaram a impureza (Ef. 4.19), devemos nos apresentar a Deus em cheiro suave não em impureza (Ef. 5.2-3).
3º- Aselgeia > Lascivia
Sensualidade, libertinagem, ansiedade pelo prazer carnal. Linghfoot, vê a lascívia como o clímax dos pecados relacionados a sexualidade, as duas anteriores apontam na "aselgeia" se concretiza, um amor tão desenfreado ao pecado que o homem deixa de se importar o que Deus, a sociedade, a família e ele próprio ache de suas ações pecaminosas (Rm.13.13), (II Cor.12.12), (Ef.4.19). No começo alguém pode se prostituir, praticar um ato impuro, mas o faz escondido por respeito ou vergonha as pessoas a família ou a Deus na lascívia isto se perde de tal forma que o individuo sente prazer de pecar e divulgar sua vida de sodomita. As redes sociais tem sido um canal para a pratica da sensualidade, não é errado participar de redes sociais porém é preciso saber usar, e é plenamente possível o cristão postar fotos e mensagens que glorifique a Deus, foi para isto que fomos chamados.
4º- Eidololatria > Idolatria
Encabeça as obras da carne de cunho religioso, idolatria é o culto aos falsos deuses, adoração de ídolos (Rm.1.19-23), (Ex.20.2-6), (Ap.22.15). Idolatria é tudo que tira a primazia de Deus na vida do homem. Nos tempos do antigo testamento a idolatria era tão arraigada no coração dos povos que eles sacrificavam seus próprios filho, Moloque era uma entidade ao qual se sacrificavam crianças, historiadores dizem que ele era uma grande estatua com um grande furo na barriga onde tinha uma especie de bacia cheia de óleo fervente onde os inocentes eram lançados, som de tambores acompanhava o ritual para não se ouvir o choro da criança (Pastor Josué Brandão "Obras da carne e fruto do espirito"). Infelizmente muitos cristão tem entregado os filhos a idolatria quando os deixa por horas diante de games diabólicos, e programas de tv que ensinam a idolatria.(Lv.20.2)
Fiquemos atentos a santa palavra de Deus pois os idolatras não herdarão o reino de Deus (Ap.22.15).
5º- Farmakeia > Feitiçarias
A feitiçaria teve uma origem inusitada a principio "farmakeia" era o uso de plantas medicinais com fins de curar pessoas, depois começaram utilizar estas plantas para envenenamento e por fim para rituais de feitiçarias e bruxarias é a velha estratégia do diabo de distorcer as coisas.(Ex.7.11, 22-18 Is.47.9, At.19.19). Hoje em dia as feitiçarias pode facilmente ser vistas através de revistas e programas televisivos, são os horosocopos, astrologia, trabalhos para trazer a pessoa amada, cartomantes e o baixo espiritismo que pratica muitos rituais com ervas, sacrifícios de animais, e até de crianças, verdadeiras aberrações diante do Altíssimo.
6º- Echthra > Inimizades
Aqui começa a lista mais prejudicial a comunidade cristã e o bom andamento da igreja de Cristo.
Echthra, pode ser traduzida por inimizade, ódio e hostilidade parece haver uma sequência a pessoa começa vendo a outra como inimiga depois passa a odiar e por fim hostilizar, não da para compreender com alguns crentes que se dizem salvos em Cristo pode odiar o seu próximo é incompatível a verdadeira vida cristã, João o apostolo disse: "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu" (I Jo.4.20). Cristo desfez as inimizades por isso devemos andar unidos em amor não devorando uns aos outros (Ef.2.14-16).
7º- Eris > Porfias
Também traduzida por contendas e dissenções, esta obra da carne pode destruir a comunidade local se na inimizade o individuo já causa prejuízo na porfia ele causa uma avalanche pois além de ter inimigos ele consegue fazer com que os demais se tornem inimigos através de suas sementes malévolas, o livro de provérbios acevera que aquele que causa contendas entre irmãos é abominação ao Senhor (Pv.6.16-19). Na igreja de corintios estava ocorrendo este grave problema e o apostolo aos gentios os exortou de forma duríssima (ICor 1.11), guarde nos o Senhor de ser pedra de tropeço para o nosso irmão.
8º- Zelos > Ciúmes
O zelos ocorre nas escrituras diversas vezes a ponto de relatar que o próprio Deus tem ciúmes (Tg.4.5), então como pode Paulo incluir esta como sendo obra da carne? Por isso é tão importante analisarmos a bíblia com seu devido contexto, o ciumes que o apostolo esta tratando também pode ser denominado emulações que é o sentimento de igualar ou superar a outra o que não seria errado se este sentimento não estivesse carregado de inveja e ciumes as vezes doentio a ponto de fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos egoístas, esta obra da carne invadiu o coração do querubim ungido que recebeu a pior das penas foi expulso da presença de Deus para viver nas trevas (Is.14.12-15), mas o ciumes do Senhor os consumirá (Nm.1.2). O zelos "ciumes de Deus" tem finalidade bondosa de cuidar zelar pelos seus filho pois somos a menina dos seus olhos.
9º- Fthonos > Inveja
A inveja é uma obra da carne que podemos definir como o inicio do processo de auto destruição, geralmente é um sentimento onde o maior prejudicado é o próprio individuo a luta para conseguir ser igual o outro ou obter algo que não é seu quase sempre acaba em frustração, fazendo que o individuo sofra graves danos. Temos no novo testamento o exemplo do mágico Simão que "cresceu os olhos" nos dons dos apóstolos e foi duramente repreendido por Pedro(At.8.17-23), este sentimento não condiz com a vida Cristã que deve ser regida por amor, ainda que exista linhas de pensamentos que ensinam que ambicionar status mais elevados deva fazer parte do ser humano, as santas escrituras não ensinam desta forma, devemos sim projetar nossas vidas mas sempre pedir a direção do Senhor, pois é a benção d'Ele que enriquece e não acrescenta dores(Pv.10.22) o Salmista Davi disse os meus olhos não se elevou em grandes coisas(Sl.131) mesmo assim o Deus altíssimo deu a ele o reinado.
10º- Thumos > Ira
È uma palavra que tem o potencial para o bem e para o mal, as sacrossantas escrituras por diversas vezes cita a ira santa de Deus sendo derramada sobre os impios, nos tempos de Noé(Gn.6 ), sobre Sodoma e Gomorra(Gn.19.24-25 ), no Egito contra Faraó(Ex.14.28 ), derramou sobre o seu próprio povo quando estes foram incrédulos(Nm.14.16 ), as nações impias em todos os tempos passados e vindouros, a ira de Deus pode caraterizada com a execução do seu "Zelos" enquanto no "Ciumes" há uma intenção na ira vemos a conclusão. È importante ressaltar que a ira de Deus é totalmente diferente da obra da carne mencionada pelo apostolo aos gentios, esta ira de Yavé esta relacionada a sua natureza santa que não pode tolerar a pecaminosidade humana, enquanto a ira da carne é um sentimento desenfreado e repentino muitas vezes por motivos banais e injustificavéis, Caim arremeteu contra seu próprio irmão e lhe tirou a vida(Gn.4.8 )  o individuo que assim procede não tem a paz de Deus.
11º- Eritheia > Pelejas
Ainda que exista muitas traduções o termo designa serviço, pelejar é trabalhar. Sendo assim não haveria nenhum motivo aparente para que esta palavra fosse inclusa na longa lista paulina de obras da carne, pelo contrario deveria estar entre os mandamentos apostólicos, pois o trabalho foi criado por Deus e digniza o homem(Gn.2.15). Porém esta peleja indicada por Paulo tem um mal proposito, ela visa a auto-promoção o que não tem nada de cristianismo, pois o nosso serviço no reino do mestre tem como intuito a glorificação d'Ele e não nossa , infelizmente muitos tem pelejado arduamente nas igrejas com frequência vemos e ouvimos pragadores dizer "preguei anteontem, de manha a tarde e a noite ontem se repetiu e hoje não foi diferente e nos próximos meses minha agenda esta completa" falam com orgulho, com peito estufado, mas será que este trabalho tem glorificado a Deus ou receberão um "Eu nunca vos conheci"(Mt.7.21-23), tomemos cuidado para que o nosso trabalho não seja vão(I Cor.15.58) e a nossa peleja não seja obra da carne, mas sim fruto do Espirito.
12º- Dichostasia > Dissenções
Termo que ocorre apenas mais uma vez em o novo testamento(Rm.16.17) e significa causar divisões, espirito partidário, diferente de porfias a "dichostasia" é a exclusão o ficar a parte não se envolver. Nos dias atuais é muito comum encontrar este tipo de cristão que não se envolve que fica de fora da comunidade mesmo estando dentro dela, alguns procura os grandes templos onde ficam invisíveis aos olhos da liderança livrando se de cobranças para que venham exercer alguma atividade na  igreja, são crentes auto-suficientes  e que não com partilha sua vida com os demais irmãos, são os crentes de "Jesus Cristo" da igreja de corinto(I Cor.1.12), que não prestam conta a ninguém e praticam a auto-disciplina quando comentem alguma falha. Esta não é a vontade de Deus para seus filhos ele quer que andemos unidos, em comunhão e que com partilhemos nossas experiências, fracassos e vitórias e ainda que tenhamos desavenças o Senhor é poderoso para levar nos ao porto desejado, temos que  treinar aqui do contrário como viveremos na eternidade?
13º- Haireses > Heresias
Crença que difere a ortodoxia cristã, geralmente o herege surge dentro da comunidade em que ele estava inserido, heresia é distorcer, mudar de posição, desacreditar no que se  cria, o pastor Samuel Cardoso vê a heresia como a "porta da apostasia", o individuo começa distorcendo as verdades em que cria e em pouco tempo passar a negar e propagar a negação destas verdades. A maioria dos movimentos cristãos que distorceram as verdades  fundamentais tiveram um herege na liderança ou um grupo destes, e acabam por se tornarem seitas. João apostolo foi o que mais combateu as heresias na igreja do primeiro seculo, principalmente o gnosticismo(I Jo.2.22, 4.2) que negavam a humanidade de Jesus Cristo, quando lemos o evangelho e as epístolas de João identificamos o seu intenso combate contra o eregis.
14º- Methe > Bebedices
Apesar de na cultura grega dos tempos da igreja primitiva até as crianças beberem vinho e o desjejum ser um bocado de pão embebido em vinho, mesmo estes que tinham por cultura tomar muito condenavam a embriaguez.
Na bíblia sagrada há relatos de que a embriaguez pode trazer sérios prejuízos para o individuo e sua família, Noé amaldiçoou seu filho(Gn.9.20-25), as filhas de Ló cometeu incesto com ele(Gn.19.32-36). Pessoas que eram consagradas a Deus também tinham que se afastar de vinho e bebidas fortes(Jz.13.7), Paulo orienta que o bispo não deve ser dado a muito vinho(I Tm.3.3), e que o crente não deve se embriagar mas encher-se do Espirito(Ef.5.18). Não devemos entender que o vinho é uma bebida amaldiçoada, ainda que na bíblia seja a mais mencionada, condenamos porém todo tipo de embriaguez seja por vinho, bebidas fortes, chás, remédios de tarja preta, entre outras.(Is.28.7)
15º- Komos > Glutonarias
Extremamente ligada a bebedices, outras traduções traz com orgias, deduzimos como o trio da perversidade, começa com bebedices, vai para glutonarias e culmina com orgias. Comer não faz mal a ninguém "meter o dedo na garganta" para comer mais é pecado, beber não é prejudicial a ninguém "encher a cara" e não conseguir "fazer um 4" é condenavél, sexo é uma benção de Deus no casamento fora é instrumento de juízo. Este cenário era bem comum na época da igreja primitiva visto que os romanos foram invadidos pelas depravações helenistas e as bebedeiras, glutonarias e orgias eram vistos em todas as esquinas do império.(Rm.13.13)

Conclusão: As obras da carne é um perigo iminente para os que desejam viver uma vida santa diante do altíssimo, roguemos a Deus para que nos guarde desta poderosa natureza carnal e que pelo poder do santo Espirito ela permaneça mortificada em nós.

  

  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário