segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Coreografia, pode?

A pedido de um leitor do blog...
A coreografia na igreja é um assunto polêmico pois há muitos crentes que defendem a prática e outros que se opõem a mesma, sendo assim a pesquisa abaixo tentara elucidar a questão de forma que o leitor tire suas conclusões.
O primeiro ponto a ser tratado é a coreografia na igreja ou um instrumento da liturgia. Estas dua questões são importantes porque mesmo não estando em horário de culto a igreja continua sendo igreja, e a diversas atividades que o cristão realiza como igreja que não faz parte dos atos litúrgicos, pois a igreja não esta restrita ao período de culto.
Para discorrer sobre o assunto a bíblia sagrada será minha diretriz, o que ela fala sobre coreografia? Alguém praticou? Em qual circunstância? Qual o proposito? Traz edificação? Glorifica a Deus? respondendo estas questões que são básicas para qualquer assunto no âmbito cristão, então teremos uma posição confiavél.
I- Coreografia na igreja
Não vejo problemas o cristão que pratica a coreografia com a finalidade de realizar um trabalho extra-culto, que venha promover o reino de Deus, um exemplo são os diversos grupos teatrais cristãos que se utilizam da expressão corporal para encenar suas peças com a boa finalidade de atrair grupos especifico que apreciam o teatro. Apesar de os opositores da coreografia alegar que a palavra é quem deva atrair as pessoas, e concordo com eles, mas também entendo que a palavra pode ser pregada de diversas formas inclusive sem palavras.
A coreografia, que podemos traduzir por dança, não é má e pode muito bem ser praticada de forma que glorifique a Deus...Vi  uma vez um grupo de deficientes auditivos realizando uma coregrafia e não tinha como duvidar que eles estavam adorando a Deus.
II-Coreografia no culto
Pode parecer a mesma coisa mas não é, a coreografia no culto seria no período litúrgico em que os crentes se reúnem na igreja (templo), e neste momento entendo que a coreografia não deve ser introduzida, e não porque seja pecado ou coisa do tipo, mas por precaução, visto que em culto, principalmente publico, o auditório é homogêneo e pode promover escândalos, mal estar, e em casos extremos sensualidade na mente de algum incauto. Os defensores da coreografia, em períodos de cultos, se utilizam de textos sem contextos para defender a prática como dizer que "Davi dançou também devemos dançar" (II Sm 6.14-16), onde Davi dançou qual foi as circunstâncias, poderíamos dizer,  Davi adulterou também vamos adulterar? Outro ponto a se destacar é que tais práticas não são ensinadas na bíblia e não podemos tomar por base o que  ela não diz e sim o que elucida, algum apóstolos mencionou a coreografia como sendo parte do culto? Não. Paulo nos diz, "Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação."1 Cor 14:26
Para concluir entendo que a coreografia pode até ser benéfica em algumas ocasiões, mas o seu lugar não é no culto pois a sua contribuição é menor, que a liturgia bíblica e histórica. Falo de coreografia no sentido mais puro da palavra, sem qualquer relação com danças que tem o intuito de promover a sensualidade.

OBS: Dois post "Davi dançou eu também quero dançar" e "Dançando no santuário" do blog "O Tempora, O Mores" do Dr. Augustus Nicodemus fala sobre o assunto e contribui para o tema aqui mencionado.

Abaixo um vídeo que pode ser tomado como exemplo de coreografia evangélica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário