quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Firmeza do Caráter Moral e Espiritual de Daniel

A lição de numero 02, da revista da Escola Bíblica Dominical da CPAD,  trata sobre a firmeza do caráter moral e espiritual do profeta Daniel, a seguir um breve comentário sobre a lição tendo em vista  os irmãos da IEAD do Jd. Bandeirantes, que celebram a ceia do Senhor no 2º domingo de cada mês, e as lições são expostas nas terças-feira seguinte, no culto de doutrina, porém, o tempo é menor e não se consegue abranger os assuntos com maior detalhamento.

Texto Áureo: "E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei,[...] portanto, pediu aos chefes dos eunucos que lhe concedesse não contaminar."

Verdade prática: A integridade de caráter implica uma disposição interior para se manter fiel aos princípios da vida cristã.

Leitura bíblica em classe esta em Daniel 1.1-8,17, 20.

Introdução:
O pano de fundo histórico pode ser lido na revista, quero me deter no caráter e na integridade de Daniel, e de seus companheiros (vou me utilizar dos nomes judeus dos moços, pode ter alguém que diga que os nomes babilônicos que eles receberam são nomes de demônios) Hananias, Misael e Azarias, estes jovens tinham a "faca e o queijo" para se tornarem, prostitutos, lascivos, beberrões e etc, eram jovens, cativos, inteligentes, de boa aparência, estavam no palácio (provavelmente havia muitas... digamos "menininhas"), vinho do bom, picanha, iguarias e etc, porém, procederam de forma contrária ao que parecia lógico, aqui cabe uma pergunta, o que os levaram a agir diferente? Princípios, seria a resposta adequada, não foi porque eles eram forcões e irredutíveis agiram de maneira contraria porque tinham princípios. O que falta para a juventude e os cristãos da atualidade são princípios que direcionam suas vidas, hoje em dia se relativiza tudo e por isso esta geração não consegue ter o caráter de Cristo.
I- A força do caráter
O caráter é o que rege o modo de vida de uma pessoa, o individuo depois que teve a sua personalidade moldada dificilmente conseguirá modifica-la, a única pessoa que consegue mudar o caráter de outrem é Deus, pelo poder do Espirito Santo,é ele quem convence do pecado "modo de vida pecaminoso", da justiça "sentimento do que é correto", e do juízo "condenação do pecado" (Jo.16.8), e a palavra de Deus é o molde de caráteres, por este motivo é tão importante ensinar as sagradas letras desde a mais tenra idade, para que os pequenos crescem com a mente de Cristo. O intuito do rei era moldar os jovens hebreus ao estilo de vida babilônico mas eles já tinham suas vidas aos moldes do Altíssimo e não se dobraram diante do banquete real. È interessante observar que existem pessoas que estão na igreja a muito tempo, mas ainda não foram moldadas ao caráter cristão, e são levadas por qualquer oferenda que lhes parecem atrativas.
Vimos acima que os jovens tinham caráter formado aos moldes do altíssimo Deus, porém eles foram provados, uma coisa é ter caráter outra coisa é manter se firme diante de uma situação contraria, nas sagradas escrituras encontramos alguns homens que tinham caráter e permaneceram firmes quando provados. Jó era um homem de caráter e continuou firme diante das calamidades que assolaram sua vida, a ponto de dizer ainda que ele me mate n'Ele esperarei.
O jovem José, não se deixou contaminar pelas propostas da mulher de Potifá.
O manso Moisés, recusou as riquezas do Egito, para sofrer com o povo de Deus.
Elias, o profeta, não se curvou diante de Baal, mas enfrentou com firmeza Acabe e sua Jezabel.
Jesus, o filho de Maria e carpinteiro de Nazaré, resistiu  sem titubear a investida do inimigo.(a palavra foi sua arma).
Faltar me ia espaço para enumerar os homens que se mantiveram firmes diante das provações do seu caráter, o que dizer de Policarpo, Lutero, jonh Wesley, Moody, Jonh Huss, Billy Grann e tantos outros, estes exemplos de homens normais de "carne e osso" mostra que é possível manter se fiel diante das provações do nosso caráter quando adquirimos o caráter de Cristo.

II- Firmeza de propósito
Daniel e seus companheiros, tiveram um firme proposito, não se contaminar com o manjar do rei, os tomaram esta atitude porque temiam a Deus e o conhecia como sendo o único Senhor, nos arraiais evangélicos do presente tempo os propósitos e determinismos estão em alta, mas infelizmente estes servem para atender a interesses de lideres que para atingir seus objetivos, geralmente financeiros, se valem de tudo, a campanha disso, o proposito daquilo, o dia D, etc...homens amantes de si mesmo cujo o deus são seus ventres, o que "mata minha alma" é saber que estes arrastam multidões incautas com suas "feitiçarias" e propósitos malignos.
O crente precisa ter proposito e determinação, para servir a Deus com fidelidade, ser uma melhor testemunha de Cristo, servir a igreja local, desenvolver a espiritualidade, buscar a santidade e tudo que venha faze-lo crescer na vida com o Senhor.
III- A integridade de Daniel
Integridade significa ser inteiro, exemplo a criança estuda em período integral, dia inteiro, Daniel e seu amigos eram pessoas com inteireza de caráter, em suas vidas não se encontrava meio termo, eles poderia ter pensado "vamos comer do manjar não faz mal é só comida" mas eles eram inteiros, sabiam que Deus havia condenado comer coisas sacrificadas a ídolos, na bíblia encontramos Deus sempre exortando o seu povo para que sejam inteiros, quando saiu do Egito disse: "não ficara nenhuma unha no Egito", quando trouxe o povo do cativeiro fez com os judeus abandonassem sua mulheres gentias, Jesus disse, que a nossa palavra deve ser "sim, sim e não, não". Infelizmente as igrejas estão cheias de "meio crentes", são os crentes de Laodicéia mornos, crentes de duas mentes e duas almas, Deus nos ajude para que não o sirvamos com parcialidade mas com absolutismo como os jovens hebreus.

Conclusão: Diante de uma sociedade tão pervertida e com valores que beira a ignominia, o crente precisa urgentemente firmar o proposito no seu coração de não se contaminar com o pecado "que tão de perto nos rodeia", buscando agradar a Deus e honrar o seu nome, como Daniel, Misael, Hananias e Azarias.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário